jlg
cinema

  rj  
As moscas sob veludo cinza

Um dos melhores filmes de mistério dos últimos anos - um gênero que vem sendo tão desprezado pelos cineastas. Ninguém tem coragem de levá-lo a sério, como nos tempos áureos de Hitchcock ou de Sherlock Holmes, Ellery Queen, Charlie Chan. Ora com o desenvolvimento tecnológico do filme, o mesmo gênero só teria que lucrar, pois é o espetáculo descompromissado com outra coisa que não seja o suspense e os grandes efeitos.
Já que os outros se esquecem do filão o italiano Dario Argento vem · procurando restaurá-lo. Nas suas fitas anteriores,
O Pássaro das Plumas de Cristal e O Gato de Nove Caudas, foi desiglual e frustrado. Mas, agora, quando as esperanças começavam a morrer, acertou em cheio. Quatro Moscas Sob Veludo Cinza, além do ritmo palpitante e algumas sequências de sensação, possui os dois elementos-chave tradicionais da espécie: a sucessão misteriosa de assassinatos e a revelação do criminoso apenas nos instantes finais.
Evidentemente que numa obra de tal natureza, nem se exige a profundidade de especulações nem a verossimilhança a um nível realista. A única verossimilhança obrigatória reside no relacionamento functional e eficaz dos fatos apresentados, consoante o tom do filme. E neste sentido, Argento não comete erros graves - a história, aliás, também de sua autoria é bastante engenhosa.
Um baterista de um conjunto famoso começa a ser perseguido por ataques e ameaças de uma pessoa que no início, o faz cometer um crime. Na sua trilha do terror o criminoso indecifrável mata a empregada do protagonista, que descobrira sua identidade, o homem que usara para o jogo de simulação com o assassinato acidental um detetive que também descobriu sua identidade e uma amiga da mulher do baterista, que tinha se transformado em sua amante. No final a surpresa.
A fotografia funciona bem um pooco na base da tradição expressionista e na linha das tomadas arrojadas e utilização de closes-ups ou detalhes de efeito. Os crimes se consumam com grande violência e de maneira variada. Os fatores insólitos são vários: o detetive pederasta que nunca havia conseguido, até então deslindar um caso sequer; uma faca que tem dispositivo a fazer escorrer sangue; as moscas da retina; uma injeção no coração.
O sucesso de Quatro Moscas Sob Veludo Cinza faz com que se espere o próximo Dario Argento com mais interesse. É procurar acertar na mosca do mistério.

Última Hora
04/11/1972

 
Uma Odisséia de Kubrick
Revista Leitura 30/11/-1

As férias de M. Hulot
Jornal do Brasil 17/02/1957

Irgmar Bergman II
Jornal do Brasil 24/02/1957

Ingmar Bergman
Jornal do Brasil 03/03/1957

O tempo e o espaço do cinema
Jornal do Brasil 03/03/1957

Ingmar Bergman - IV
Jornal do Brasil 17/03/1957

Robson-Hitchcock
Jornal do Brasil 24/03/1957

Ingmar Bergman - V
Jornal do Brasil 24/03/1957

Ingmar Bergman - VI (conclusão)
Jornal do Brasil 31/03/1957

Cinema japonês - Os sete samurais
Jornal do Brasil 07/04/1957

Julien Duvivier
Jornal do Brasil 21/04/1957

Rua da esperança
Jornal do Brasil 05/05/1957

A trajetória de Aldrich
Jornal do Brasil 12/05/1957

Um ianque na Escócia / Rasputin / Trapézio / Alessandro Blasetti
Jornal do Brasil 16/06/1957

Ingmar Berman na comédia
Jornal do Brasil 30/06/1957

562 registros
 
|< <<   1  2  3   >> >|